Academia de Comércio

Incentivar o comércio tradicional de Lisboa

Versão para impressão
Se pretende iniciar um negócio de comércio ou tem um estabelecimento comercial há menos de um ano na cidade de Lisboa pode candidatar-se, até dia 31 de maio, à Academia de Comércio.

Este programa de aceleração, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e desenvolvido pela SBI Consulting, em parceria com a Startup Lisboa, vai apoiar ideias de negócio inovadoras capazes de dinamizar o comércio na capital.

Serão selecionados 20 projetos, privilegiando os que combinem comércio de rua com o mundo online. O programa vai decorrer em 20 dias intercalados, de 6 de junho a 13 de julho, ajudando os participantes a conhecer as tendências do futuro do comércio, explorando conceitos inovadores de retalho e aprimorando as suas competências de gestão, incluindo: análise de mercado, finanças, marketing, entre outras.

Além deste programa de aceleração, a Academia de Comércio de Lisboa vai também:

– ajudar a integrar novos negócios na malha de comércio de Lisboa, ajudando ao intercâmbio de experiências entre os novos e os antigos comerciantes, para que se possam ajudar mutuamente. Para a concretização desta ação, a Academia vai trabalhar com os comerciantes do Beato para os preparar para a instalação do novo Hub Criativo. Tendo em consideração as pessoas que já têm negócios instalados nesta zona, os comerciantes vão poder otimizar as suas lojas e avaliar a viabilidade do seu modelo de negócio;

– realizar um ciclo de quatro workshops para os comerciantes das Lojas com História para otimizar os investimentos no âmbito do fundo municipal disponível para o efeito.

O projeto Academia de Comércio, cujas candidaturas podem ser submetidas aqui, foi concebido por Marta Miraldes, managing partner da SBI Consulting.

Ao caminhar pela baixa de Lisboa, via que as pessoas e lojas que sempre foram referência não se mantinham por não conseguirem acompanhar os desafios do comércio de hoje. “Por outro lado, havia um outro grupo de pessoas com know-how sobre o futuro do retalho e com ideias inovadoras, mas que não conheciam as especificidades deste tipo de comércio de rua”, refere Marta. Deste modo, “tornou-se imperativo juntar estes dois grupos de pessoas para desenvolver a competitividade e a sustentabilidade do comércio em Lisboa”.

O projeto-piloto para esta iniciativa concretizou-se em 2015, com os comerciantes do Castelo de S. Jorge.

Comentários

comentários

Artigos relacionados

Numa altura em que vivemos em constante vulnerabilidade, quer seja pelos atos terroristas, pelos ataques cibernéticos ou mesmo pelas fraudes financeiras ou atos ilícitos, ameaças que tanto abalam a sociedade atual, a segurança é um tema primordial e um denominador comum a todos estes problemas. Com base neste ponto, as empresas que se seguem, todas de origem portuguesa, ganham cada vez mais o seu espaço no seio nacional e internacional, ao apostarem na segurança, prevenção, automatização e otimização de serviços para o sucesso dos seus clientes. A i9magazine foi conhecê-las e desvenda o seu modus operandi.