Ataques DDoS a empresas continuam a aumentar

Hackers recorrem cada vez mais a ataques DDoS para aceder a informações corporativas valiosas que originem lucro fácil, e não apenas para paralisar os serviços das suas vítimas

Versão para impressão
De acordo com o Relatório Global de Riscos de Segurança IT 2017* da Kaspersky Lab, 50% das empresas alega que a frequência e complexidade dos ataques DDoS de que são alvo aumentam todos os anos. Nesse sentido, 33% das empresas foram vítimas de um ataque em 2017, o dobro de 2016, demonstrando a importância do aumento da consciencialização e proteção contra os ataques DDoS, que não aparentam abrandar.

Daqueles que foram afetados, 20% são micro empresas, 33% PMEs e 41% empresas de grandes dimensões – demonstrando que organizações de todos os tamanhos e tipos estão em risco. Apesar de os números deste ano demonstrarem que as empresas estão mais suscetíveis a sofrerem um só ataque – em 2016, 82% foi vítima de mais do que um ataque DDoS, em comparação com 76% este ano – as consequências não são menos severas, resultando em graves perturbações nos negócios. Cerca de 26% das empresas que foram vítimas de um ataque DDoS relataram uma diminuição significativa no desempenho dos seus serviços, e 14% afirmou existirem falhas nas transações ou processos dos serviços afetados.

Para além de causarem problemas imediatos e visíveis nas operações, várias empresas afirmaram também que os ataques DDoS estão a ser utilizados para camuflar outro tipo de incidentes – originando graves danos ao nível financeiro e de reputação. Na primeira metade de 2017, mais de metade dos inquiridos afetados por ataques DDoS (53%) afirmou que estes foram utilizados como camuflagem. Metade (50%) reportou que os ataques ocultaram infeções de malware; 49% afirmou que escondiam hackings ou invasões na rede e 26% das empresas disseram que os ataques esconderam roubos financeiros.

“A ameaça dos ataques DDoS – quer por si só quer por parte de um ataque muito maior – não apresenta sinal de diminuir. Não se trata de se uma empresa vai ser atacada ou não, mas quando. Com o problema a aumentar e a atacar todos os tipos e dimensões de empresas, é importante que estas protejam as suas estruturas de IT para evitar que sejam hackeadas e que mantenham a informação segura contra ataques. Colaborar com o parceiro certo vai garantir que as empresas possam lidar com os diferentes níveis e complexidades de um ataque DDoS à medida que estes se tornam mais fortes e sofisticados,” afirma Kirill Ilganaev, Diretor da Kaspersky DDoS Protection na Kaspersky Lab.

Comentários

comentários

Artigos relacionados