Cinco dicas para um pitch de sucesso

Para fazer um pitch e aumentar as suas probabilidades de sucesso deve seguir algumas regras. E há especialistas que o podem ajudar.

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Florian Chilla, analista de investimentos do Randstad Innovation Fund (fundo da recrutadora multinacional) dá uma lista dos cinco pontos que um empreendedor deve defender quando apresenta o seu pitch.

Empreendedorismo, start-ups, investidores, pitchs são termos que estão na moda e que ganharam um novo impulso com a recente realização da Web Summit em Lisboa. Sabendo que há mais vida para além deste evento para os empreendedores e que o desenvolvimento da sua ideia de negócio pode ser um percurso longo, é preciso ter em conta alguns conselhos úteis na abordagem aos potenciais investidores. A diferença entre um pitch de sucesso e o falhanço na captação de investimento faz-se em detalhes simples mas decisivos.

Se quer ter sucesso no seu pitch, então siga estas dicas de Florian Chilla:

A apresentação é tão importante como o pitch

A apresentação para o investidor constitui um fator importante ao longo de todo o processo de tomada de decisão. Assegure-se que dispensa o tempo suficiente na preparação deste documento e deste momento. Existe um conjunto de bons exemplos disponíveis online que podem ajudar neste trabalho. Quando estiver a conceber a apresentação tenha a certeza que o documento é objetivo – ou como diriam os britânicos straight to the point – e não é demasiado longo. Deve incluir aspetos como o propósito da empresa, o problema/oportunidade detetado, a solução proposta, a justificação para a ideia de negócio surgir neste timing, a dimensão do mercado, produto, concorrência, modelo de negócio, equipa e análise financeira.

Quanto mais cedo começar, melhor

Dependendo do tipo de investidor, existem diferentes tipos de estrutura de controlo e de gestão a considerar. Garanta um planeamento realista e comece bem antes da data desejada para concluir o processo.

Conquiste a atenção

Quando estiver reunido com os investidores que deseja, assegure-se que o seu discurso é inspirador e que lhes transmite a sua verdadeira ambição. Após um período de apresentações, o primeiro minuto da sua apresentação deve envolver as pessoas presentes na sala. Tenha presente que as primeiras reuniões funcionam geralmente num registo de avaliação “avançar / não avançar” com base no sentimento e na perceção gerados pela equipa de empreendedores.

Conheça a concorrência

A solução apresentada deve enquadrar-se no contexto formado por empresas já existentes e por start-ups emergentes. Assegure-se que a sua solução cobre, ao mesmo tempo, companhias tradicionais, mas também start-ups que constituem as suas principais concorrentes. Não é uma questão fácil de responder e requer um profundo conhecimento da realidade.

KPI / Dados financeiros

Dependendo da fase em que a sua empresa se encontre, a tração financeira é um fator crítico. Não só os números atuais devem fazer sentido, como as previsões para o futuro devem ser credíveis. Como funciona o modelo de negócio? Como é a rotatividade? Quanto dinheiro gasta para conquistar um cliente? Conheça estes números e mostre que está a usar métricas que melhoram o seu negócio.

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