Comunicação entre carros em estreia em Portugal

Bosch e Universidade do Minho apresentam tecnologias que revolucionam paradigma da mobilidade

Versão para impressão

A Bosch e a Universidade do Minho (UMinho) promoveram em Braga, esta quinta-feira, 5 de julho, a estreia em Portugal da tecnologia que possibilita a comunicação entre veículos. Os parceiros mostraram ainda soluções como o cockpit do futuro, câmaras de monitorização do condutor e a nova geração de Head Up Displays, entre outras soluções desenvolvidas no âmbito da parceria de inovação que une ambas as entidades desde 2013 e que envolveu, desde então, um investimento de 76 milhões de euros. O evento “Innovative Car Experience” marcou o encerramento da segunda fase desta parceria de sucesso e contou com a presença da Secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e do Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, reforçando assim o valor estratégico que esta parceria tem para o país.

A parceria entre a Bosch e UMinho tem contribuído para potenciar a inovação a partir de Braga e está a trazer tecnologias revolucionárias para o mercado da mobilidade. “Os projetos em que estamos envolvidos mostram claramente que Portugal e, mais concretamente, a Bosch em Braga, está na linha da frente no domínio da mobilidade. Daqui estão a sair soluções tecnológicas avançadas para os veículos do futuro, em parte graças às sinergias estabelecidas com a Universidade do Minho”, afirma Carlos Ribas, representante da Bosch em Portugal e administrador técnico da Bosch em Braga.

A segunda fase da parceria de inovação entre a Bosch e a UMinho – Innovative Car HMI – envolveu mais de 400 engenheiros e investigadores e contou com um investimento de 54,7 milhões de euros entre 2015 e 2018. Os diversos projetos de investigação procuraram soluções para uma mobilidade sem acidentes, emissões ou stress, e para uma maior eficiência nos processos de produção.

Comentários

comentários

Artigos relacionados