Med Summit 2017

Coopérnico: serviços de eletricidade a preços competitivos

Fundada em novembro de 2013 por um grupo de 16 cidadãos de diferentes profissões e backgrounds, a Coopérnico é a primeira cooperativa portuguesa de energias renováveis. Os fundadores partilham de preocupações comuns: o desenvolvimento sustentável e a vontade de contribuir para um novo modelo energético, social e empresarial em Portugal.

Acredita Portugal

Versão para impressão
Esta comunidade de cidadãos conta com nove centrais fotovoltaicas, um pouco por todo o país, instaladas em entidades do terceiro setor, às quais a Coopérnico arrenda o espaço e a quem são entregues as centrais após 15 anos de exploração.

A Coopérnico considera que pode contribuir para as smart cities de duas formas. As smart cities devem assentar, entre outros aspetos, no envolvimento dos cidadãos na procura e concretização de soluções para os problemas quotidianos, entre eles, o uso da energia. Assim, a Coopérnico, com uma intervenção quer na implementação de soluções de produção de energias renováveis nas cidades, quer no apoio aos seus membros para que reduzam os seus consumos, promove cidades mais inteligentes na forma como utilizam os seus recursos energéticos. Uma segunda forma prende-se com o facto de os projetos de produção da comunidade (as nove centrais fotovoltaicas que a Coopérnico já possui) serem uma realidade porque cidadãos decidiram criar uma rede para os tornar possíveis. É desta união de vontades e de visões que o projeto Coopérnico se alimenta e é este trabalho em rede que tem permitido o crescimento da cooperativa.

A cooperativa conta atualmente com 584 membros que já investiram 394 mil euros em produção de energia renovável. “O ano de 2016 foi um ano de crescimento para a empresa. O número de membros aumentou 70%, o número de contratos de eletricidade praticamente duplicou, e os dois investimentos em centrais solares, totalizando 109 500€, bateram recordes de rapidez de angariação de investimento”, revela fonte da empresa. Em 2017, a meta é atingir os mil membros, os 400 clientes de eletricidade (através de uma parceria estabelecida com um comercializador) e aumentar de forma significativa o portfólio de projetos de produção.

Assumidamente a primeira empresa social a fornecer, através da parceria com uma empresa portuguesa, eletricidade a preços competitivos, o compromisso da Coopérnico passa por produzir mais energia renovável do que aquela que é fornecida aos membros. Destaque ainda para a colaboração direta com organizações sociais e ambientais, dando prioridade a parceiros locais, ONG, associações e cooperativas.

// www.coopernico.org

Comentários

comentários

Premio Startup Montenegro 2017

Artigos relacionados