Está a nascer a primeira Aldeia da Inovação Social

Projeto pioneiro em Portugal transforma aldeia de xisto numa mostra de casos de empreendedorismo social

Versão para impressão

 A Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) é parceira oficial  da Aldeia da Inovação Social, um projeto pioneiro em Portugal que nos próximos dias 4 e 5 de julho leva até Cerdeira, uma aldeia de xisto na serra da Lousã, a comunidade de empreendedores sociais. O objetivo é transformar toda a aldeia num espaço de partilha e troca de experiências, bem como fazer uma mostra dos projetos de inovação social portugueses mais emblemáticos. Com este apoio à Aldeia da Inovação Social, a CEMG reforça o seu posicionamento enquanto banco da economia social e coloca-se ao lado da comunidade de empreendedores de impacto para ajudar a encontrar soluções e melhorar o modo como vivem as comunidades.

Como explica Fernando Amaro, diretor da área da Economia Social e do Setor Público da instituição bancária, “sendo o único banco parceiro do ecossistema do empreendedorismo e inovação social, investidor social e promotor de projetos indutores de impacto social, a CEMG quer marcar presença na primeira Aldeia da Inovação Social. Ao apoiar este projeto, a CEMG está a apoiar também a criação de valor na sociedade, a potenciar o desenvolvimento económico e a enfrentar os desafios sociais de forma inovadora”.

Incubação e aceleração de respostas a desafios sociais, financiamento e dinamização da inovação social em Portugal ou a importância dos títulos de impacto social são alguns dos temas em debate ao longo dos dois dias nesta aldeia de xisto do interior do País. A isto juntam-se workshops temáticos e apresentações de projetos de empreendedorismo social, entre os quais estão alguns dos vencedores de concursos de empreendedorismo social, como é o caso do AidHound, vencedor da primeira edição do Montepio SocialTech promovido pela CEMG.

A Aldeia da Inovação Social é um projeto promovido pelo Portugal Inovação Social, uma iniciativa pública nacional que tem como missão a promoção da inovação e do empreendedorismo social no país, através da mobilização de fundos da União Europeia, no âmbito do Portugal 2020.

Comentários

comentários

Artigos relacionados