Fundação Ageas e Impact Hub

Programa de empreendedorismo e inovação

Versão para impressão
A Fundação Ageas pretende capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social, criando condições para a sua empregabilidade, através de um programa que gera mais-valias técnicas e práticas. A Escola de Impacto foi concebida com a expetativa de tornar a prática e a experiência dos participantes numa ferramenta susceptível de criar negócio ou ser colocada à disposição do tecido empresarial, tirando o máximo partido do ecossistema criado pelo Impact Hub. O propósito deste programa passa por transformar experiências em ideias e ideias em negócios.

No processo de criação foram ouvidas algumas instituições do terceiro setor já parceiras da fundação, como a ACA (Associação Conversa Amiga), AMI, CAIS, CASA (Centro de Apoio aos Sem Abrigo), Centro Sagrada Família, Comunidade Vida e Paz, SAOM, Serve the City, que contribuíram com a sua experiência no terreno e junto de comunidades alvo deste programa.

De acordo com Célia Inácio, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas, “Este programa de Empreendedorismo e Inovação Social insere-se na nova Visão da Fundação Ageas, com o propósito de aumentar o nosso impacto social na sociedade. 2017 é o primeiro passo a caminho desta nova Visão, construindo um ecossistema de parcerias de longo prazo com o 3º sector e outros parceiros públicos ou privados”.

Gonçalo Ahrens Teixeira, Diretor Geral do Impact Hub Pilot Lisbon, realça a importância deste Programa, “como mais um passo na afirmação do Impact Hub enquanto referência na economia social em Lisboa”.

Nesta primeira edição da Escola de Impacto serão aceites 40 inscrições iniciais com a expetativa de tornar prática a experiência de cada participante, através de um programa de aceleração de 14 semanas, incluindo sessões de formação, apoio individualizado, mentoria e networking para, no final, as ideias de negócio serem apresentadas num demo day com empresas convidadas e investidores.

O programa, que prevê envolver vários profissionais da rede Impact Hub Pilot Lisbon e voluntários da Fundação Ageas, decorrerá sob a gestão e coordenação do Impact Hub Pilot Lisbon, que recentemente se instalou em Lisboa, posicionando-se como uma combinação de laboratório de inovação, incubadora e centro de cowork e um ecossistema único de recursos, inspiração e oportunidades de colaboração para o empreendedorismo de impacto.

Comentários

comentários

Artigos relacionados

Portugal tem-se revelado inovador na aplicação de medidas capazes de simplificar a relação entre a Administração Pública e os cidadãos. O Simplex está de volta e promete ser mais participativo e inovador. Sentimos que estamos no trilho certo e que existe uma preocupação não apenas em aplicar novas medidas mas também em melhorar as já aplicadas. Maria Manuel Leitão Marques, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, dá prova disso mesmo em conversa com a i9 magazine, onde fala sobre os desafios, sobre as barreiras e da nova atitude que o Governo encara para que o nosso país chegue mais perto da verdadeira simplificação de serviços.