Uma garrafa em prol da sustentabilidade ecológica

Numa lógica de promover o consumo de água e o combate ao desperdício, o Município de Amarante oferece garrafa ecológica a 439 crianças.

Versão para impressão
É reconhecido que a água é um recurso natural essencial à vida no planeta terra. Sem água, nenhuma espécie, quer animal ou vegetal, conseguiria sobreviver. Por muitos anos subsistiu a ideia de que a água era um recurso infinito, mas infelizmente o que se tem vindo a verificar é que o desperdício aliado ao aumento de procura deste composto, o tornou um bem cada vez mais escasso.

Nesse sentido e preocupados com esta temática, a Câmara Municipal de Amarante numa sinergia com a Unidade de Cuidados na Comunidade do ACES – Baixo Tâmega e em continuidade com o “Mercadinho Saudável” – projeto iniciado em 2016 que tem como meta sensibilizar para a temática da alimentação saudável, da agricultura biológica e sustentável e da ingestão regular de água, decidiu oferecer a todos os alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, do ensino público do concelho, uma garrafa ecológica e reutilizável, incutindo assim na população mais jovem hábitos de vida saudáveis e ao mesmo tempo apelar para boas práticas a nível da ecologia.

Em comunicado a Autarquia ressalva que, “esta oferta visa incentivar a ingestão regular de água da rede pública, alertando para o uso sustentável e amigo do ambiente. A água, sendo um recurso hídrico essencial à vida, pois dependemos dela para viver, deve ser cuidada da melhor forma por todos nós.”

Com esta iniciativa foi possível despertar os sentidos ecológicos da comunidade educativa apelando à responsabilidade de todos para uma melhor gestão dos recursos hídricos, medidas essenciais para que no futuro possa estar garantida água em quantidade e qualidade.

Comentários

comentários

Artigos relacionados