Lançado projeto Ribatejo Empreende

Foi inaugurado no início deste mês o Ribatejo Empreende, um projeto promovido pela NERSANT e cofinanciado pelo COMPETE2020, que visa promover o espírito empresarial no Ribatejo, através da dinamização e criação de atividades e ferramentas que permitam fortalecer o ecossistema empreendedor.

Versão para impressão
Esta nova iniciativa procurará fomentar a cultura empreendedora, promover a geração de ideias inovadoras, capacitar os empreendedores e os seus projetos e assim promover e apoiar a criação de novas empresas no Ribatejo.

A apresentação do Ribatejo Empreende contou com a presença de João Vasconcelos, Secretário de Estado da Indústria, que referiu que “a NERSANT foi verdadeiramente empreendedora e não ficou à espera do Estado e do Governo para arrancar”. Depois de ter inaugurado as instalações da Startup Santarém, em março do ano passado, João Vasconcelos defende que “há um novo Ribatejo a nascer, o que vejo neste distrito garante-me que o Ribatejo quer fazer parte do século XXI, do melhor que o século XXI tem para oferecer”.

Na ocasião, a Presidente da Direção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, lembrou que uma das principais dificuldades das start-ups prende-se com a dificuldade de acesso ao financiamento e defendeu a criação de um “instrumento financeiro regional para apoiar o empreendedorismo. Deixo aqui o desafio: será que não se podem unir as Caixas de Crédito Agrícola da região de forma a apoiar estes e outros projetos empresariais da região?”. A Presidente da NERSANT apelou às parcerias e defendeu a necessidade de haver mecanismos financeiros de proximidade que poderão impulsionar, ainda mais, o crescimento do empreendedorismo na região.

Segundo os dados recolhidos pela NERSANT, a Startup Santarém ajudou a criar 96 empresas, das quais 22 já concorreram neste ano ao programa do Governo português Vale da Incubação: “a região com mais candidaturas”, destacou o Secretário de Estado da Indústria.

Na cerimónia foram ainda entregues certificados aos participantes do 1º Programa de Aceleração de Ideias e aos vencedores dos dois concursos de Ideias de Negócio.

Comentários

comentários

Artigos relacionados