No último número, apresentámos os tipos de sociedade comercial que podes ter em conta para a criação do teu negócio.

Versão para impressão
Mas antes de criares uma sociedade tens de decidir acerca da localização da sede.

Apresentamos-te algumas hipóteses:

  • Iniciar em casa

É possível colocar a sede da sociedade em tua casa, em particular se o teu negócio não exige um espaço de atendimento para visita dos teus clientes (por exemplo, se és sempre tu que os visitas) e se não tiveres necessidade de admitir colaboradores no imediato (terminaria a tua privacidade com a invasão de pessoas a trabalhar em tua casa). Mas tens de ter noção de que a associação da sede da sociedade a tua casa pode trazer constrangimentos como visitas de vendedores ou a invasão da tua caixa de correio com correspondência da empresa.

  • Sede virtual

Uma boa alternativa ao início em casa. As moradas virtuais são uma opção existente em quase todos os espaços de incubação e/ou centros de escritórios, permitindo a utilização da morada para a domiciliação fiscal da tua empresa por um custo reduzido. Esta modalidade disponibiliza, em horário laboral, um serviço de atendimento presencial (para que as visitam não batam com o nariz na porta, sejam elas de clientes, fornecedores ou vendedores) e telefónico (com número partilhado ou dedicado, obviamente sujeito a custos adicionais). Geralmente são ainda disponibilizados espaços de reunião que podem ser utilizados mediante pagamento de um valor/hora.

  • Co-working

Permite tudo o que tens na sede virtual, acrescendo apenas uma mesa para trabalhar numa sala partilhada com outras pessoas. A privacidade não será o forte desta solução, mas permite-te tirar o trabalho de tua casa, separando-o da tua vida pessoal. Permite algum networking e criação de sinergias com outras pessoas ou entidades alojadas no mesmo espaço. Inclui mobiliário, eletricidade, utilização de espaços comuns e condomínio, pelo que não terás de fazer qualquer investimento adicional.

  • Espaço/sala em centro de escritórios ou incubadora

Tem tudo o que tens na sede virtual, acrescentando um espaço autónomo e privado para o teu negócio. Pode ou não incluir mobiliário e equipamentos (nomeadamente computadores). Geralmente estão incluídos os custos com eletricidade, utilização de espaços comuns e condomínio, pelo que é fácil antever o custo fixo mensal desta ocupação. De resto, existem espaços/salas de tamanhos diversos, com 1, 2, 3, 4 ou mais postos de trabalho, com preços diferentes consoante a área e o equipamento disponibilizado.

  • Espaço próprio

As grandes desvantagens face a um espaço/sala em centro de escritórios ou incubadora: és responsável pela gestão de tudo! Se queres ter atendimento em horário laboral tens de ser tu ou ter alguém a assumir… para além da renda, do pagamento da eletricidade, da compra de mobiliário e equipamentos, decoração do espaço, etc.

Claro que não tens a tua empresa misturada num espaço com dezenas ou centenas de outras e tens maior autonomia para assumir a tua gestão.

No próximo número: conselhos fiscais!

Comentários

comentários

Artigos relacionados