Mapa interativo mostra a evolução das superfícies de água na Terra

A Comissão Europeia participou num projeto que tira partido de imagens captadas durante 32 anos por satélites e outras ferramentas de dados para mostrar a evolução da água no Planeta Terra.

Versão para impressão
mapa  pretende ser uma ferramenta interativa para quem estuda a evolução da natureza e um suporte para a definição de políticas públicas numa área tão relevante como o acesso à água.

Ao todo são mais de três milhões de imagens conjugadas com a referenciação do Google Earth Engine e é fácil verificar como a superfície da Terra mudou nos últimos 30 anos, com o aumento da superfície da água, mas com perdas importantes em algumas regiões da Ásia.

Os mapas mostram que muitas destas mudanças estão ligadas a atividades humanas: construção de barragens, alteração de cursos de rios e utilização “irregular” da água. Outras devem-se a alterações climáticas, incluindo secas e degelo de glaciares causado por temperaturas elevadas.

A ferramenta está disponível online e pode ser usada por qualquer internauta, isto porque vale a pena observar as imagens de zonas com a organização de padrões muito interessantes, como o Delta do Mississipi, o Rio Amazonas na região de Manaus e o Lago Gairdner na Austrália.

Comentários

comentários

Premio Startup Montenegro 2017

Artigos relacionados