Med Summit 2017

Máquinas portáteis de café, “Handpresso, anywhere!”

Por vezes surge a vontade de beber um café em locais incomuns. Durante um piquenique no campo, enquanto faz uma caminhada nas montanhas, numa excursão marítima ou numa pausa de atividades desportivas.

Acredita Portugal

Versão para impressão
por Inês Ruivo

Ao longo de uma viagem de trabalho ou em lazer, seja onde for e qual o motivo, a Handpresso criou uma máquina expresso portátil para o acompanhar.

O seu fundador, Henrik Nielsen, era amante do café e viajante frequente. Para satisfazer o seu desejo de beber um bom café onde e quando quisesse, decidiu criar uma máquina expresso portátil. Esse objetivo foi concretizado em 2008 com o lançamento da primeira máquina. “Handpresso traz novas soluções que permite degustar um verdeiro expresso ou um café magnânimo onde jamais podê-lo-ia fazer até agora”, refere a Presidente da Hanpresso Catherine Nielsen, que assumiu o cargo após a morte do seu marido.

As máquinas são apresentadas como simples, leves (460 gramas), compactas e fáceis de transportar. O nome adotado por estas, que apelida também a empresa, deve-se ao facto de se segurarem com apenas uma mão (Hand-presso). Henrik Nielsen notou que as máquinas expresso eram cada vez mais caras e sofisticadas, mas não era esse o caminho que queria seguir. Baseou-se então na ideia de Leonardo da Vinci – “a simplicidade é a maior sofisticação” – para criar as suas máquinas.

Estas recorrem a uma bomba manual com as das bicicletas para o seu funcionamento. Coloca-se a água quente na máquina, junta-se o café, em cápsula ou moído, deita-se na chávena e está pronto a beber. Para a água quente, pode recorrer-se a um termo ou comprar uma resistência e aquecer no carro.  Quanto às máquinas Auto, que chegaram ao mercado em 2012, a água que se coloca na máquina é fria porque esta aquece ligada ao isqueiro.

“Com a Handpresso, a pausa do café é maximizada. E a qualidade é um compromisso. Graças aos 16 bars de pressão, as máquinas Handpresso produzem um verdadeiro expresso cremoso onde quiser!”, afirma Catherine Nielsen. Num futuro próximo, a empresa pretende alargar a sua gama de produtos com o lançamento de uma nova máquina expresso Auto com mais eletrónica para um uso mais fácil por parte do consumidor, garante a Presidente.

O valor das máquinas disponíveis no mercado situa-se entre os 79 euros e os 229 euros, dependendo se é ou não para o carro, bem como se compra só a máquina ou o também o conjunto de acessórios. Adaptador de energia para o carro, termo com termómetro integrado, estojo de transporte, chávenas inquebráveis, resistência 12v para aquecer a água no carro são alguns dos produtos complementares de que a empresa dispõe. As máquinas e acessórios podem ser adquiridos nas lojas online www.handpresso.com e https://www.amazon.com e em Portugal distribuídos pela J. Sousa Mesquita Lda.

A Handpresso tem parcerias com várias marcas de automóveis: Fiat, Volkswagen, Audi, Skoda e Suzuki. Encontra-se presente nos mercados de 35 países e a faturação total obtida até ao momento ronda os 2 milhões de euros. O seu design valeu-lhe a conquista de alguns prémios: IF 08 na Alemanha, l’Observeur 08 em França, Formland2008 na Dinamarca, Going Green 2009 nos EUA. “Handpresso, anywhere!”, assim se apresentam ao mundo as máquinas portáteis expresso.

Comentários

comentários

Premio Startup Montenegro 2017

Artigos relacionados