Online Interactive Risk Assessment

Plataforma digital gratuita e simples para um processo de avaliação de riscos profissionais nas PME

Versão para impressão
A importância da avaliação de riscos na prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais é, entre outros, um dos temas abordados pelas representações da União Europeia (UE) e pelas suas delegações no resto do mundo.

Do Inquérito Nacional às Condições de Trabalho, recentemente divulgado, verificou-se que apenas 1/3 das empresas portuguesas efetuaram avaliações de risco nos últimos dois anos. Os indicadores estatísticos disponíveis revelam uma tendência para o aumento da sinistralidade laboral, muitas vezes associado à inexistência de uma correta avaliação de riscos.

A necessidade de encorajar uma cultura de segurança e saúde no trabalho e de encontrar uma forma simples mas eficaz de avaliar os riscos nos locais de trabalho, constitui uma importante força motriz do desenvolvimento de aplicações eletrónicas, sobretudo nas micro e pequenas empresas. A OiRA (Online Interactive Risk Assessments), ferramenta interativa de avaliação de riscos em linha, facilita esse processo.

Criada para disponibilizar instrumentos de fácil utilização, a OiRA permite, gratuitamente, orientar as micro e pequenas empresas ao longo do processo de avaliação de riscos. O software da OiRA, desenvolvido pela EU-OSHA, e com o apoio técnico da ACT, assenta numa ferramenta de avaliação de risco que proporciona os recursos e o know-how necessários para sete diferentes setores em Portugal.

Para Pedro Pimenta Braz, Inspetor-Geral da Autoridade para as Condições do Trabalho, “a avaliação de riscos é um processo essencial na prevenção de acidentes de trabalho. A ferramenta OiRA pode facilitar esse processo, fornecendo às organizações os recursos de que necessitam para vencer esse desafio, sem exigir qualquer tipo de preparação de utilização. A ACT está totalmente disponível para ajudar as empresas a melhorar a sua gestão de riscos profissionais”.

Comentários

comentários

Artigos relacionados