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O que os CEO devem ter em conta para otimizarem os custos com tecnologias de informação

A CIONET, a maior comunidade de executivos de Tecnologias da Informação (TI) na Europa, apresentou, após a análise das melhores práticas na sua rede, as principais estratégias de redução de custos implementadas tanto por CIO/CTO como por CFO.

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Para ajudar ao trabalho destes executivos, a CIONET identificou as sete estratégias de otimização de custos de TI:

  1. Avaliação das capacidades de procurement:

– Verificar o nível de maturidade de baseline das compras; apostar em especialistas de procurement de TI e executar uma gestão proativa e estratégica de vendors e parceiros; 

  1. Racionalização do Portefólio Aplicacional:

– Os custos com aplicações compõem uma das maiores fatias do orçamento de TI; a maioria das organizações focaram-se em aplicações de grande dimensão, ignorando as vantagens de aplicações mais pequenas/ágeis. A procura de aplicações está a aumentar substancialmente. Esta é a área onde existe maior conflito entre as variáveis velocidade e custo; 

  1. Utilização do Zero Based Budgeting (ZBB)

– ZBB é uma metodologia destinada a fornecer visibilidade sobre “quem gasta o quê” e serve para garantir a redução sustentável dos custos em toda a organização;

  1. Aumento da Transparência Financeira das TI

– Gerir melhor a oferta e a procura (gerindo as TI da mesma forma como se gere o negócio); 

  1. Utilizar serviços cloud para economizar custos

– O custo nem sempre é a principal prioridade para a utilização de serviços cloud; a gestão proactiva da procura interna é a chave para conduzir as economias de custos da cloud; 

  1. Centralizar, padronizar e consolidar os serviços de IT

– Muitas organizações criam contratos de gestão de serviços/outsourcing para acelerar e perceber os benefícios de tal abordagem, suportando assim uma estratégia de chargeback eficaz, tornando os serviços de TI mais fáceis de comparar;

  1. Criação de serviços partilhados de TI na sua empresa

– Utilizados para criar economias de escala, os Business Cases geralmente fazem uma rápida previsão real de poupanças – o tempo varia entre os 18 e os 36 meses.

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