Pagamentos móveis em lojas físicas e online

Aplicações SIBS e SEQR

Versão para impressão
por Inês Ruivo

Cartões, talões, dinheiro…tudo guardado no seu telemóvel sem necessitar sequer de levar a carteira consigo. Para poder pagar sem cartão ou dinheiro, basta apenas aceder a uma das aplicações disponíveis no mercado, como a SEQR e MB WAY.

Existe uma vasta lista de lojas físicas e online (disponíveis nas páginas oficiais destas aplicações) que já aderiram a este tipo de serviço. Sem cartão ou dinheiro, como se faz o pagamento? É simples! Através do código QR ou tecnologia contactless (NFC), presente em já 30 milhões de terminais de pagamento em todo o mundo, como refere a Manager de Marketing da SEQR Beatriz Loureiro.

Os pagamentos através da SIBS são igualmente simples: após indicar ao comerciante que quer fazer o pagamento com MB WAY, deve indicar o número de telemóvel e de seguida verificar as notificações na aplicação. Aparecerá “Pagamento Pendente”. A validação da compra é feita com o PIN MB WAY ou Touch ID para dispositivos compatíveis.

Como aderir? Na aplicação SIBS, seleciona-se a opção “MB WAY” no Multibanco, insere-se o número de telemóvel e escolhe-se um PIN MB WAY com seis dígitos. Depois de fazer o download da aplicação, faz-se a ativação e insere-se  nesta o número de telemóvel e PIN definido no Multibanco. É enviado um SMS com o código. Após a ativação, está pronta a usar. Na aplicação SEQR, o primeiro passo é o download da aplicação. Escolhe-se um código pessoal para registo e pagamentos, insere-se o número de telemóvel, email e código de ativação recebido por SMS. Seleciona-se a conta, preenche-se os dados pessoas e, para terminar o processo, verifica-se a identidade.

Que particularidades apresentam? De acordo com Maria Antónia Saldanha, Diretora de Comunicação e Marca do Grupo SIBS, “as transferências são efetivamente imediatas, mesmo entre bancos diferentes. Ou seja, o dinheiro transferido fica disponível na conta do destinatário, assim que este aceite a operação. Com o MB WAY não é necessário IBAN, basta o número de telemóvel e é tão fácil como enviar um SMS”.

A aplicação possibilita também o levantamento de dinheiro em qualquer caixa Multibanco sem necessitar de usar o cartão. Para fazê-lo, deve escolher a opção “Levantar Dinheiro”, na aplicação. Introduz-se o montante pretendido e, após a autentificação da operação, recebe-se um código de 10 dígitos. No Multibanco carrega-se na tecla verde e digita-se o código. Este é único e tem um tempo de utilização limitado.

Como novidade apresenta a MB WAY CHALLENGE, um jogo que premeia os utilizadores desta aplicação mensalmente mediante a acumulação de pontos. O primeiro prémio é atribuído no final do próximo mês e será uma scooter KEEWAY Zahara 125. Recebe-se pontos ao convidar ao convidar amigos para a aplicação e estes aceitem, bem como na realização de compras e transferências.

Na aplicação SEQR, de acordo com Beatriz Loureiro, a singularidade deve-se  ao “facto de estarmos ligados diretamente à conta SEPA do consumidor: Enquanto que, grande parte das aplicações de pagamentos móveis assenta sobre a estrutura de cartões, e obriga o consumidor a introduzir informações sobre o cartão de crédito (que por vezes, o consumidor nem possui), nós retiramos o valor das compras feitas diretamente da conta do utilizador. Sem intermediários permite-nos também trabalhar com várias ofertas para o consumidor: cash back trimestral de até 3% de todas as compras efetuadas com Seqr – dinheiro transferido para a conta bancária, não obriga a que seja gasto na app – e também ofertas especificas para uma loja ou grupo de lojas (saliento por exemplo, a oferta com as lojas Origem, onde oferecemos 10% de desconto nos primeiros 5 pagamentos que o utilizador fizer com Seqr).”

Há mais funções para além das já apresentadas? Sim! A SIBS permite a utilização de cartões virtuais. Através da MB WAY, consegue-se “gerar cartões MB NET para compras seguras na internet, em qualquer site nacional ou internacional que aceite compras Visa, MasterCard ou American Express.”, refere Maria Antónia Saldanha. Quanto à SEQR, o pagamento de estacionamento pode ser feito através desta aplicação, desde que sejam parques aderentes. Cinco minutos precedentes ao término do prazo, o utilizador recebe uma mensagem a avisar. Nesse momento, pode prolongar o tempo de estacionamento sem ter de regressar ao parque.

A utilização de ambas as aplicações tem estado a crescer e responsáveis garantem que são totalmente seguras. “Utilizamos informação encriptada, pelo que, nenhum dado do utilizador considerado sensível transita de um lado para o outro: Nem o nome, nem o número de telefone, nem dados da conta.”, afirma a Manager de Marketing da SEQR. Quanto à SIBS, de acordo com Maria Antónia Saldanha: “O MB WAY utiliza protocolos e algoritmos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias. Todas as comunicações e transações MB WAY são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.”

Comentários

comentários

Artigos relacionados