Projeto de literacia financeira já formou 11.500 alunos portugueses

Criado em 2010, iniciativa “No Poupar Está o Ganho!” visa preparar nova geração de consumidores para enfrentar cenários financeiros complexos

Versão para impressão
A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, sediada no Porto, escolheu o Dia Mundial da Poupança – celebrado no próximo dia 31 de outubro, terça-feira – para assinalar o arranque da oitava edição do projeto de educação financeira “No Poupar Está o Ganho”.

A iniciativa que visa promover a literacia financeira teve inicio em 2010, tendo formado desde então mais de 11.500 alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico e Secundário. Transferir conhecimento para capacitar jovens a tomar decisões financeiramente corretas, criar uma nova geração de consumidores informados e incluir a educação financeira nos projetos educativos para com isso promover a mudança de vida de todos os envolvidos (alunos, pais e professores) são os principais objetivos desta iniciativa.

Numa altura em que as estatísticas revelam que uma em cada quatro pessoas vive num estado de pobreza e que em Portugal o nível de endividamento das famílias portuguesas tem vindo a registar valores próximos dos 130% do rendimento disponível, torna-se cada vez mais premente apostar em políticas e projetos que contribuam para a solução deste problema. Um facto reforçado pelo World Economic Forum que considerou, no report de março de 2016, a literacia financeira como uma das cinco competências essenciais no quotidiano dos alunos do século XXI. Foi neste contexto que a Fundação desenhou um projeto de educação financeira que procura responder à necessidade de preparar os jovens, e não só, para enfrentar cenários financeiros cada vez mais arriscados e complexos.

 

Educação financeira: um tema transversal a toda a sociedade

O projeto – que tem como parceiros institucionais a Universidade do Porto, através da Faculdade de Economia, e o Banco de Portugal – desenvolve-se ao longo de todo o ano letivo e inclui igualmente formação para professores, de modo a que estes estejam preparados para transmitirem os principais conceitos de educação financeira aos seus alunos. “No Poupar Está o Ganho” tem vindo a mostrar que a importância da educação financeira é tão grande que, além de estimular os jovens a terem boas práticas no uso do dinheiro, deve envolver todos os atores da sociedade, desde empresários, comunicação social, decisores políticos, entre outras entidades.

O evento está agendado para as 16h00 e terá lugar no auditório da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. Contará com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e do reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, entre outras personalidades.

Comentários

comentários

Artigos relacionados