Ranking do INDEG-ISCTE irá divulgar as empresas portuguesas com melhores práticas de internacionalização

Vencedores serão divulgados no próximo dia 2 de novembro

Versão para impressão
Pelo quarto ano consecutivo, o INDEG-ISCTE Executive Education, em colaboração com o Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais da Fundação Dom Cabral (FDC) e com o apoio institucional da aicep Portugal Global, irá divulgar o RIEP – Ranking de Internacionalização das Empresas Portuguesas.

O RIEP é um instrumento de medição do desempenho internacional e de disseminação das práticas adotadas pelas principais empresas do país na conceção e implementação das suas estratégias internacionais. Anualmente, o RIEP monitoriza a evolução das estratégias internacionais das empresas portuguesas através de um ranking que as ordena de acordo com o seu grau de internacionalização. O vencedor da última edição foi a Inapa, que atua no setor da distribuição de papel. A edição deste ano, à semelhança do que sucedeu com a edição congénere para as empresas brasileiras, publicada pela FDC, tem o objetivo específico de compreender os processos de geração, transferência e absorção do conhecimento na internacionalização das empresas portuguesas.

Perante a importância fulcral da internacionalização para a economia portuguesa, o RIEP assume-se como uma ferramenta de trabalho para empresas, governos e academia. De acordo com Paulo Bento, coordenador da equipa que elaborou o estudo, “há uma grande lacuna de conhecimento sobre a internacionalização das empresas nacionais que, contudo, têm desbravado o mundo há séculos. Num momento em que as multinacionais portuguesas precisam desenvolver vantagens competitivas únicas para assumir posições de destaque nos seus nichos de atuação a nível regional ou global, o RIEP traz conhecimento novo e relevante para a criação de valor internacional, funcionando como um barómetro que dá visibilidade da evolução da atividade internacional das empresas e das práticas de gestão adotadas nesta vertente.”

Os vencedores da edição deste ano serão revelados numa Conferência Internacional, no dia 2 de novembro, em Lisboa, ocasião que celebra, simultaneamente, o 29o aniversário do INDEG-ISCTE.

Mais informação sobre o RIEP aqui

Comentários

comentários

Artigos relacionados