Santa Casa Challenge distingue projetos com impacto social

Foram quatro os projetos vencedores do concurso de Inovação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, nas áreas de cultura e património, economia social, saúde e ação social. Além De um valor monetário, as quatro soluções tecnológicas inovadoras com maior pontuação receberam um Alpha Pack Web Summit 2017.

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A app mobile Visitar, desenvolvida pela Tandem Innovation, spin-off da IT People Innovation, foi a vencedora do Santa Casa Challenge na área de cultura e património, destacando, assim, a importância crescente da Realidade Aumentada (RA) para a promoção e valorização do património cultural e histórico. A app utiliza a RA para acrescentar elementos virtuais à realidade, fazendo com que o património ganhe vida, numa experiência acessível através de um smartphone ou tablet. Com esta aplicação é possível interagir com hologramas ao longo do percurso de um museu ou exposição, explorar artefactos com imagens e modelos 3D, aceder a conteúdos exclusivos como vídeos a partir de uma pintura, ou até mesmo ganhar visão Raio X e descobrir o interior dos elementos em exposição ou de um monumento.

Na área da saúde ganhou o projeto VR4Neuropain – Realidade Virtual para reduzir a dor neuropática. Uma luva inteligente que se propõe conjugar a realidade virtual com biossensores para estimulação tátil, direcionadas à reabilitação motora e sensorial de doentes.

Tradutor de linguagem gestual, um software de reconhecimento de gestos e deteção de movimento, foi o premiado na área da ação social. A plataforma será desenvolvida para cidadãos surdos e adaptada ao fim a que se destina, de forma a quebrar as barreiras de comunicação quando uma pessoa nesta situação é atendida num serviço público.

Tech4 Social Change, uma plataforma que pretende tirar partido das soluções de baixo custo da internet e usar a tecnologia para resolver problemas das organizações sociais, venceu no âmbito da economia social. O grande objetivo desta plataforma é proporcionar condições, aos diferentes intervenientes nas organizações sociais, para que criem soluções com impacto positivo na sociedade.

Estas quatro soluções tecnológicas inovadoras receberam ainda um Alpha Pack Web Summit 2017 (no valor de 1950 euros).

É muito bom assistir a esta cerimónia, é muito bom ver a Misericórdia de Lisboa a dar passos importantes na investigação e na inovação”, sublinhou Pedro Santana Lopes, esperando que iniciativas semelhantes possam repetir-se em anos vindouros. As áreas da investigação, da tecnologia e da inovação têm que ser o novo core business da instituição, defendeu o provedor aquando da cerimónia de entrega dos prémios.

O Santa Casa Challenge tem como objetivo encontrar as melhores soluções tecnológicas para as quatro áreas de intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – saúde, ação Social, cultura e património e economia social – estimulando a inovação social digital e o empreendedorismo social.

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