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De acordo com a Innovation Policy Platform (IPP), estabelecida pela OCDE e pelo Banco Mundial, existem três tipos de conhecimento – conhecimento tácito, conhecimento incorporado e conhecimento codificado. O primeiro envolve a obtenção de habilidades, técnicas e modelos conceptuais; o segundo, a criação de instrumentos e matérias; enquanto o terceiro abrange patentes, bases de dados e publicações.

Enquadramento: Portugal não faz uma boa comparação no que respeita ao empreendedorismo, pois o principal índice de comparação é a taxa de atividades empreendedoras - Early-Stage (TEA) e é através desta taxa que sabemos que em 2012 Portugal se encontrava em 44º lugar de entre 69 países.

O conceito de inovação não é consensual, existem várias teorias que o tentam explicar. De acordo com o Manual de Oslo da OCDE , a inovação no marketing consiste na implementação de um novo método, com mudanças significativas na conceção do produto ou na sua embalagem, design, posicionamento, promoção ou na definição do seu preço.

No número anterior foi apresentada a definição de inovação e foram identificados quatro tipos de inovação, tal como apresentadas no Manual de Oslo, elaborado pela OCDE: inovação do produto, processo, marketing e organizacional.