Sintra é a primeira cidade portuguesa com Certificação Platina na ISO 37120

A Winning apoiou o Município de Sintra a alcançar a distinção mais elevada do World Council on City Data para as Smart Cities

Versão para impressão
O Município de Sintra acaba de alcançar a mais alta distinção do World Council on City Data (WCCD) – Certificação Platina – pela norma ISO 37120, que promove o desenvolvimento sustentável das cidades através de indicadores do desempenho dos serviços e da qualidade vida das populações.

A norma ISO 37120 tem 100 indicadores, divididos em 17 categorias, que permitem ajudar as cidades a medir o desempenho dos serviços urbanos e a sua qualidade de vida ao longo do tempo.

No caso de Sintra foram obtidos indicadores que deram origem à certificação de nível Platina (a mais elevada) no ranking do World Council on City Data.

De acordo com a Engenheira Vera Santos, Diretora de Inovação da Winning, consultora que apoiou o Município de Sintra a obter esta importante certificação “a gestão de áreas urbanas tornou-se um dos mais importantes desafios de desenvolvimento do século XXI. As informações e os dados recolhidos pelos municípios são vitais para a definição de prioridades políticas de forma a promover um desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável tanto para as zonas urbanas como para as rurais. As normas ISO 37120 e ISO 37121 têm por base o ciclo de melhoria contínua: Planear-Fazer-Verificar-Atuar e incentivam as comunidades a tornarem-se mais pró-ativas, garantindo que as partes interessadas desenvolvem e implementam um sistema de gestão adequado para o local em causa.”

Comentários

comentários

Artigos relacionados