Smart vision EQ fortwo

Futuro da partilha de automóveis

Versão para impressão
O smart vision EQ fortwo é uma nova visão de um transporte público local com mobilidade urbana e individualizada, elevada flexibilidade e total eficiência: este protótipo autónomo recolhe os passageiros diretamente no local por eles escolhido. As novas opções de individualização ajudam os utilizadores a reconhecer que é o “seu” veículo: através da grelha frontal e das grandes superfícies projetadas na lateral, o smart vision EQ fortwo permite uma individualização do veículo sem precedentes, ideal para a partilha de automóveis. Este protótipo é o primeiro veículo do grupo Daimler a dar o passo lógico de dispensar um volante e os pedais.

Mas o smart vision EQ fortwo é também um automóvel que combina os campos individuais de tecnologia e experiência que formam a estratégia empresarial da CASE e que oferecem aos utilizadores citadinos um acesso intuitivo à mobilidade individual. A sigla CASE significa os pilares estratégicos da conetividade (Connected), da condução autónoma (Autonomous), da utilização flexível (Shared & Services) e dos sistemas motrizes elétricos (Electric).

Está prevista a produção de mais de dez novos automóveis elétricos pela divisão automóvel da Mercedes-Benz até ao ano de 2022, desde o pequeno smart ao grande SUV. A smart deu o seu primeiro passo em 2007, com o smart de motorização elétrica e hoje todos os seus modelos são oferecidos opcionalmente com motorização elétrica.

O smart vision EQ fortwo é uma nova visão da partilha de automóveis. Como a transformação do “tráfego urbano” em “fluxo citadino” no futuro, não só trará benefícios aos utilizadores, como também ao público em geral, as autoridades citadinas e municipais são também um grupo-alvo da smart no que respeita aos conceitos de car-sharing. No presente, é alugado um veículo car2go algures no mundo a cada 1,4 segundos. Atualmente a car2go tem mais de 2,6 milhões de clientes em todo o mundo – um número que está sempre a crescer. Os estudos mais recentes preveem que o número de utilizadores das plataformas de car-sharing em todo o mundo terá quintuplicado em 2025, atingindo um valor de 36,7 milhões. Um dos fatores que tornam a car2go tão popular é a espontaneidade e a flexibilidade da partilha livre de automóveis. O veículo não tem de ser recolhido ou devolvido num local específico. Em vez disso, pode ser alugado e deixado em qualquer uma das zonas “base” (home) designadas.

Comentários

comentários

Artigos relacionados