Turismo de Portugal e Fábrica de Startups elegem as melhores ideias nacionais para setor do turismo

O Tourism Explorers é um programa nacional de criação e aceleração de novas start-ups na área do Turismo, que decorre em 12 cidades.

Versão para impressão
A primeira fase do Tourism Explorers já está concluída, com óptimos resultados para a área turística nacional. Foram identificadas as principais necessidades de segmentos de clientes e desenvolveram-se dezenas de soluções inovadoras.

Concluída a 20 de julho, na Porto Business School, a primeira fase do Tourism Explorers deixou todos os participantes satisfeitos com os resultados obtidos.

Durante uma semana, as equipas trabalharam oito desafios estratégicos do setor do turismo: valorização do território, sazonalidade, desconcentração da procura, experiências distintivas, desenvolvimento de sinergias, digitalização da oferta turística, digitalização dos operadores e sustentabilidade.

O resultado deste trabalho, seguindo a metodologia e as ferramentas da Fábrica de Startups, foi apresentado na Grande Final de Ideação. Conseguiu-se identificar as principais necessidades de segmentos de clientes e desenvolver dezenas de soluções inovadoras.

As soluções apresentadas na Grande Final de Ideação propõem-se a tirar partido dos activos turísticos de Portugal, abrangendo vários aspectos desta actividade essencial para o país: alargar a actividade turística a todo o ano e a todo o país, atraindo turistas de outros países; proporcionar experiências distintivas aos diferentes segmentos de mercado; criar sinergias entre as indústrias criativas e o turismo; aplicar tecnologias digitais para melhorar a oferta; utilizar a digitalização para aumentar a produtividade das empresas turísticas; e assegurar a sustentabilidade do património e dos agentes de turismo.

Comentários

comentários

Artigos relacionados