Turismo de Portugal lança programas de pós-graduação

Nas áreas de Empreendedorismo Turístico e Ciências Culinárias

Versão para impressão
O Turismo de Portugal, através de uma iniciativa conjunta da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e da Escola do Turismo de Portugal // Douro-Lamego, inicia, em novembro, uma pós-graduação em Empreendedorismo Turístico e a pós-graduação em Ciências Culinárias.

Dirigida a licenciados em Turismo, Gestão e Economia que pretendam enveredar por uma carreira empresarial, criando o seu próprio negócio, e também, a profissionais do setor do Turismo e Hotelaria que tenham interesse em aprofundar ou atualizar conhecimentos e competências na área da inovação e empreendedorismo, a pós-graduação em Empreendedorismo Turístico tem uma forte orientação para a inovação, diferenciação e criatividade.

Mais do que apostar numa abordagem puramente académica, esta pós-graduação visa, sobretudo, criar inovadores e empreendedores em turismo, capazes de criar o seu próprio emprego/empresa ou, em alternativa, de inovar e empreender no seu contexto de trabalho.

A pós-graduação em Ciências Culinárias tem por objetivo proporcionar uma formação científica e técnica personalizada no domínio da Ciência Alimentar, facultando uma resposta às exigências de qualidade, criatividade e inovação que, cada vez mais, são exigidas aos profissionais das áreas da Gastronomia e da Eno-gastronomia.

A formação é constituída por um tronco comum, que proporciona conhecimentos teóricos na área da Ciência Alimentar -, nomeadamente, a compreensão das condições necessárias ao processamento, qualidade e segurança alimentar dos alimentos e bebidas – dividindo-se, depois, em dois ramos: Food Menu, ou formação nas áreas técnicas como o Marketing e Criatividade, a Gastronomia Tradicional, o Catering, Alimentos da 5ª Gama, Inovação e Tendências atuais em Gastronomia; e Wine List, formação na área da Enologia e Vinhos, tais como as características físico-químicas e sensoriais dos vinhos elaborados a partir de castas nacionais e internacionais; os diferentes tipos de vinhos (brancos, tintos, espumante, licorosos, entre outros), harmonizações de vinhos e alimentos, bem como outras interações e sinergias entre vinhos e alimentos.

Esta pós-graduação é dirigida a licenciados em Hotelaria, Restauração e Turismo, e profissionais ligados à Indústria da Restauração e Alimentar, como profissionais de Cozinha e Pastelaria que pretendam aprofundar ou atualizar esta área do conhecimento.

Seguindo as orientações do referencial estratégico para o turismo em Portugal na próxima década – Estratégia Turismo 2027 -, o Turismo de Portugal contribui desta forma para a desconcentração, aumentando a oferta formativa, aproximando-a às necessidades sentidas pelo setor nas várias regiões do país, e contribuindo para a qualificação dos profissionais do turismo.

Os cursos são lecionados por docentes da UTAD e de outras instituições universitárias, incluindo profissionais do setor. As candidaturas online estão disponíveis até ao final de outubro.

Comentários

comentários

Artigos relacionados