Melhores estudantes das secundárias trabalham com professores e cientistas da UMinho

Iniciativa junta de segunda a quarta-feira 180 alunos de escolas dos distritos de Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real

Versão para impressão

 

Os estudantes com melhores desempenhos académicos de meia centena de escolas secundárias dos distritos de Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real passarão três dias da próxima semana na Universidade do Minho, onde experimentarão ser estudantes e investigadores, integrados em equipas internacionais de investigação. Os 180 estudantes do 11º e 12º anos são acolhidos esta segunda-feira, dia 17, às 9h30, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga, pelo pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa.

Em seguida, os jovens desenvolverão atividades nas suas áreas científicas de eleição, nas diferentes Escolas e Institutos da instituição. O programa integra as áreas de ciências, direito, medicina, ciências sociais, enfermagem, economia e gestão, engenharia, psicologia, letras e ciências humanas.

Por exemplo, será possível sintetizar partículas de ouro, construir um modelo de olho artificial, fazer cirurgias simples, criar nanopartículas magnéticas para aplicar em sistemas biomédicos, simular um julgamento penal, aprender primeiros socorros, desenvolver compósitos avançados, aprender língua chinesa, produzir adoçante a partir de glicerol bruto, aperfeiçoar técnicas de argumentação, processar metais usando tecnologias de laser e isolar pigmentos e essências de vegetais para, depois, fabricar vários perfumes. Há ainda um grupo de estudantes que, depois de vários ensaios, vai juntar-se à Orquestra e ao Coro de Alunos da Licenciatura em Música da UMinho para apresentar hoje, sexta-feira, às 21h30, na Igreja Santa Cruz, Braga, um concerto de Natal, que inclui obras de Richard Strauss e Mozart.

Comentários

comentários

Artigos relacionados

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close