Portugal contou na sua trajectória política com personalidades importantes; que marcaram seu curso social-democrata; por isso, neste post, oferecemos-lhe uma breve revisão de Marcelo Rebelo de Sousa, que é seu presidente desde março de 2016.
Biografia de Marcelo Rebelo de Sousa
O seu nome completo é Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, nascido em Lisboa, capital de Portugal, a 12 de Dezembro de 1948; filho do ex-governador colonial de Moçambique, país localizado no sudeste da África, e ministro salazarista.
Sua mãe era Maria Fernandes Duarte das Neves; Casou-se com Ana Cristina da Gama Caerida da Mota Veiga, com quem esteve unido até 1980, ano em que se separou para ter como companheira Rita Maria Lagos do Amaral Cabral.
Os seus filhos são Nuno da Mota Veiga Rebelo de Sousa e Sofia da Mota Veiga Rebelo de Sousa.
Fez os seus primeiros estudos no Externato Lar da Criança em Lisboa onde recebeu prémios aos 15 e 16 anos pela sua destacada carreira como estudante e depois continuou os estudos na Universidade de Lisboa em Direito, obtendo o doutoramento em Direito -Ciências Políticas para o ano de 1984.
Já em 1990 era professor de Direito da Universidade de Lisboa e presidente da sua faculdade e do Conselho Pedagógico; além de presidente de Ciências Políticas e Jurídicas até 2016.
Por sua vez, destacou-se na área do jornalismo, ligado ao semanário Expresso desde a sua fundação em 1973. Por outro lado, foi diretor do jornal Sojornal, onde foi também redator e sócio fundador.
Em meios como o rádio, foi rapidamente ganhando audiência como comentarista, graças ao fato de usar uma linguagem próxima e didática; agradável para muitos ouvintes de rádio e que o levou a aparecer mais tarde na TVI, como apresentador de talk show de televisão.
Ingressou no Partido Social Democrata durante o ano de 1974, com o cargo de deputado da Assembleia Constituinte até 1976.
Mais tarde foi Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros em 1981 no VIII Governo Constitucional de Francisco Pinto Balsemão e Ministro dos Assuntos Parlamentares desde 1982; enquanto entre os anos de 1997 a 1999 foi vice-presidente do Partido Popular Europeu, sendo também líder do PSD.
Na época, tentou formar um governo de coalizão com o CDS-PP junto com Paulo Portas, sob o nome de Alternativa Democrática.
Em 2016, lançou-se como candidato às eleições presidenciais em Portugal, sendo eleito por maioria absoluta e tomando posse a 9 de março desse ano, tornando-se no sétimo presidente desde a incidência da Revolução dos Cravos.
Depois nas eleições de 2021 foi reeleito como presidente, para governar o destino de todos os portugueses por mais cinco anos; embora nesta ocasião as eleições tenham sido caracterizadas por um grande número de abstenções devido à incidência de Covid, que manteve muitos cidadãos desta nação em confinamento.
Marcelo Rebelo de Sousa foi distinguido com várias menções honrosas, entre as quais se destacam as de natureza portuguesa, como Grão-Mestre, Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Enrique e Comendador da Ordem Militar de Santiago de la Espada.
Além de outros reconhecimentos fora de seu país natal, como Colar da Ordem de Pio IX, Grã-Cruz da Legião de Honra, Colar da Ordem de Isabel a Católica, Faixa da Ordem da República da Sérvia, Grã-Cruz de a Ordem do Redentor, Ordem do Leão de Ouro da Casa de Nassau, Colar da Ordem Mexicana da Águia Asteca, Grã-Cruz da Ordem do Leão da Holanda, Ordem do Mérito da República Italiana e Ordem de Leopoldo.
Sem dúvida, Marcelo Rebelo De Sousa é um político com uma trajetória marcante na história contemporânea de Portugal e como tal convém conhecer com maior detalhe os acontecimentos que lhe marcaram a carreira e lhe permitiram tornar-se presidente. Encontre mais artigos de interesse em nossa página.
Deixe um comentário